Nesse Artigo

Três grandes redes sociais confirmaram, nos primeiros dias de abril de 2021, que dados de usuários foram expostos indevidamente. Entenda os casos de Facebook, LinkedIn e Clubhouse

3 megavazamentos em 7 dias: entenda os casos de Facebook, LinkedIn e Clubhouse

Três grandes redes sociais confirmaram, nos primeiros dias de abril de 2021, que dados de usuários foram expostos indevidamente.

Facebook e a coleta de dados indevida

O primeiro registro foi feito pelo Facebook, em 3 de abril, reconhecendo que informações como e-mail, número de telefone e data de nascimento foram divulgados na internet. Esse tipo de brecha permite violações de privacidade e também dá subsídio para golpes.

O conteúdo foi publicado em um fórum de hackers e depois foi parar na web. A estimativa é de que 533 milhões de usuários, de 106 países, tenham sido prejudicados. No Brasil, o número calculado é de 8 milhões de pessoas. O Facebook alega que se trata de uma ocorrência de 2019 que só agora se tornou pública. A coleta dos dados teria sido possível a partir de uma vulnerabilidade já identificada e eliminada.  

O site Business Insider confirmou o vazamento e checou dados encontrados, provando que se referem aos usuários citados no documento. Há relatos na internet de pessoas que tiveram informações vazadas usadas para atividades não autorizadas.

Vazamento no LinkedIn

No dia 6 de abril, foi a vez do LinkedIn reconhecer que informações dos usuários estavam disponíveis na internet. Segundo o site Cyber ​​News, dados de 500 milhões de usuários foram oferecidos, para a venda, na deep web. Entre os registros vazados estão números de telefone e e-mail, que abrem brecha para a engenharia social, tática usada em golpes.

O LinkedIn negou que o sistema tivesse sido violado. As apurações preliminares indicam que os dados foram coletados por meio de raspagem – o que não é permitido pelos termos de uso da rede – e combinados com informações já disponíveis de outros vazamentos, para ganhos de valor agregado. Vários países, como Itália e China, estão investigando a responsabilidade do LinkedIn.

Dados vazados no Clubhouse

A novíssima rede social Clubhouse – para compartilhamento de áudios e realização de conversas – também não escapou de vazamentos de dados. No dia 10 de abril, o site Cyber News anunciou que as informações de 1,3 milhões de usuários foram expostas. O conteúdo foi disponibilizado em um banco em formato SQL na internet.

Dados básicos, relações e contas de outras redes sociais estão entre os dados vazados. Até o momento, a suspeita que prevalece é que os dados foram obtidos por meio de raspagem, dando a entender que brechas foram exploradas. Caso seus dados tenham sido vazados, uma das primeiras medidas é alterar senhas e mudar as configurações, aderindo a algumas táticas de segurança, como verificação em duas etapas.

Foto do author

Talquimy

Talquimy

...