Nesse Artigo

O novo sistema criado pelo Banco Central angariou milhões de adeptos rapidamente, convencidos por uma série de vantagens. E entre os pontos positivos está a segurança, com dados criptografados e transações feitas dentro de um ambiente virtual protegido. Sendo assim, desde que sejam tomados cuidados, não há motivos para temer o PIX.

Usar pix é seguro? Saiba as vantagens e os cuidados

Sim, usar PIX é seguro. O novo sistema criado pelo Banco Central angariou milhões de adeptos rapidamente, convencidos por uma série de vantagens. E entre os pontos positivos está a segurança, com dados criptografados e transações feitas dentro de um ambiente virtual protegido. Sendo assim, desde que sejam tomados cuidados, não há motivos para temer o PIX.

Leia mais: Entenda os motivos para usar chave aleatória no PIX

Os principais perigos são erros, golpes e entrega de informações preciosas. Vamos a eles: 

Como as transações pelo PIX são fáceis e rápidas – basta preencher alguns dados e o dinheiro é imediatamente transferido –, qualquer desatenção é punida com prejuízo. Se a chave do destinatário for CPF, celular ou e-mail, por exemplo, a digitação de informações incorretas pode resultar em transferências para outras pessoas. Como o PIX é instantâneo (ou seja, cai automaticamente na conta), não é possível estornar. Em caso de erro, é possível tentar negociar a devolução, mas não há garantias. A saída mais segura é sempre conferir os dados do destinatário antes de confirmar a transação.  

Outra característica intrínseca ao uso de PIX é a troca de informações. Quando os pagamentos acontecem entre familiares e amigos – pessoas confiáveis, que já sabem muito sobre você – não há problema que saibam dados como seu e-mail, CPF ou telefone. Mas, quando se trata de negociações comerciais, sem nenhuma relação direta de confiança, não é recomendável entregar esse conjunto de dados que pode identificar você. Nesse caso, o mais recomendado é cadastrar no PIX uma chave aleatória. Explicamos os motivos e reunimos orientações aqui

Por último, vale ainda lembrar que a instantaneidade do PIX também atraiu golpistas, interessados em dinheiro rápido e sem rastros. Preparamos um texto para você, com alertas e dicas. Confere aqui.

Foto do author

Talquimy

Talquimy

...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *