Nesse Artigo

Sempre que o telefone apresenta problema sério surgem dúvidas sobre as questões de segurança e a perda de conteúdos importantes, além dos gastos com a manutenção e da angústia de ter de ficar algumas horas ou até dias sem o aparelho.

Os cuidados na hora de levar o celular na assistência técnica

Sempre que o telefone apresenta problema sério surgem dúvidas sobre as questões de segurança e a perda de conteúdos importantes, além dos gastos com a manutenção e da angústia de ter de ficar algumas horas ou até dias sem o aparelho.

Quanto à crise de abstinência, pouco pode ser feito (a não ser tentar relaxar). Já para manter a integridade e a privacidade dos seus dados, é possível tomar uma série de cuidados antes de deixar o equipamento na assistência técnica.

LEIA TAMBÉM: Cuidados com o computador na assistência técnica

Medidas de segurança são importantes para evitar acesso a conteúdos privados, como o arquivo de imagens, e a captação de algumas informações sensíveis, como senhas, ou mesmo evitar o uso de alguns apps, como os de bancos. Também dá para se se prevenir de perdas de material. Confira o conjunto de dicas que preparamos:

Escolha uma empresa autorizada

A primeira é básica para qualquer equipamento: escolha, preferencialmente, uma empresa autorizada ou licenciada pelo fabricante em que os técnicos são capacitados com garantia de qualidade nos serviços. Se não for possível, pesquise sobre a loja antes de deixar o seu equipamento.  

Quando o aparelho ainda está no prazo de garantia, o caminho é procurar o serviço de atendimento ao consumidor e solicitar o reparo diretamente com o fabricante. Em alguns casos, o aparelho é trocado.

Faça um backup

Se o seu aparelho ainda estiver rodando as funções básicas, faça um backup de todos os dados em computador ou em uma nuvem digital antes de deixar na manutenção. Até mesmo os contatos. Aliás, esse é um hábito que deve ser constante. Opte por um serviço que permita criar uma boa senha e verificação em duas etapas. Após se certificar de que todos os arquivos foram salvos em um ambiente seguro, delete o conteúdo do aparelho ou retire o cartão de memória, se for um modelo que ainda use esse sistema.

Como fazer um hard reset?

Outra medida, mais radical, porém eficaz, é aplicar o hard reset que restaura os padrões de fábrica, ou seja, apaga todo o conteúdo que você tenha criado no aparelho. Há alguns inconvenientes nesse processo, como a necessidade de reinstalar programas e apps, após a manutenção.

Em aparelhos Android, acesse as configurações e em seguida procure a função “Fazer Backup e Redefinir”. Toque em “Restaurar Dados de Fábrica”. Só conclua esta operação se estiver certo de que todos os dados do seu smartphone já estiverem salvos em um computador ou nuvem.  

Para o sistema IOS, o procedimento é muito semelhante. Toque em “Ajustes”, no ícone em forma de engrenagem e em seguida em “Geral”, também representado pela figura de uma engrenagem. Role a tela até o final e toque em “Redefinir” e escolha a opção “Apagar Conteúdo e Ajustes”. Mas só confirme a operação se todas as informações estiverem salvas na nuvem oferecida pelo próprio fabricante ou algum outro servidor da sua preferência.

Os arquivos são apagados definitivamente?

Infelizmente, não! Obviamente uma assistência técnica idônea não terá interesse em recuperar seus arquivos, porém alguém com más intenções poder fazer isso facilmente. Uma pessoa com amplo conhecimento em tecnologia pode recuperar todas as informações deletadas usando alguns programas específicos.

Assim como existem programas de recuperação de arquivos, também é possível baixar os que ajudam a limpar os traços daqueles que foram apagados. Alguns são gratuitos e fáceis de operar.

E se eu quiser manter os meus dados, como proteger?

Existem formas de preservar as informações pessoais. Caso você tenha no seu aparelho, por exemplo, um documento sigiloso referente ao seu trabalho, a dica é usar softwares que criptografam os arquivos ou as pastas em que foram salvos. Especialistas afirmam que são fáceis de serem operados, mas podem deixar o sistema operacional do seu telefone mais lento e até ampliar o consumo de bateria.

Caso o aparelho tenha pifado (tipo, nem liga) e não seja possível salvar os arquivos e instalar proteções antes de levar para a manutenção, a regra de escolher uma assistência técnica idônea, com boas recomendações na internet, ganha ainda mais importância. Além de acessar áreas pessoais, pessoas mal-intencionadas podem instalar chips de captura de dados ou clicar propositalmente em sites de phishing, para direcionar suas informações para a aplicação de golpes.

Para não deixar brechas, algumas empresas só aceitam fazer a manutenção de aparelhos mediante a exclusão prévia de todos os conteúdos – e exigem que clientes assinem documentos concordando com o procedimento.  É o caso da assistência técnica da Samsung, que tem essa regra entre as boas práticas.

Foto do author

Talquimy

Talquimy

...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Uma Resposta em “Os cuidados na hora de levar o celular na assistência técnica

  1. Meu celular de três meses deu pau ,perdi o carregador pode ser levado para assistência técnica? assim mesmo?