O que você precisa saber sobre anúncios em redes sociais e como configurar essa experiência
Na tentativa de individualizar a publicidade, oferecendo produtos e serviços que sejam do seu interesse, o mundo virtual capta informações sobre seus gostos e suas preferências. De certa forma, é uma vantagem para ambos os lados: mais chances de vendas para quem está comercializando algo e menor probabilidade de ser bombardeado por algum tipo de oferta que você não queira. Mas essa prática também levanta dúvidas sobre privacidade, segurança de dados e sobre o nível de acesso a informações pessoais que as empresas têm a seu respeito.
Os posts que curte nas redes sociais, as palavras que digita em comentários com amigos e familiares e as consultas que faz em buscadores na internet, como o Google, viram munição para as empresas. Boa parte da técnica usa cookies, forma que os navegadores utilizam para recolher dados sobre o perfil do usuário, com a justificativa de melhorar a experiência.
É possível apagar seus cookies? Sim, cada navegador vai ter sua forma de não autorizar a coleta de suas informações, mas, via de regra, quando você aceita participar de uma rede social, baixa um aplicativo ou cria conta em um site, você está assinando digitalmente a autorização das normas e padrões de uso da empresa responsável por aquele ambiente digital que, geralmente, inclui a captação de dados como uma das autorizações dadas quando clica em “li e concordo com os termos”.
O lado positivo da publicidade através do rastro digital é que diversas plataformas que deveriam ser pagas se tornam gratuitas por causa da oferta de propaganda acoplada ao conteúdo. Aquele anúncio que você passa logo depois dos cinco segundos, quando você quer ver um vídeo, está financiando o uso gratuito por parte dos usuários.
Uma das empresas campeãs em obter informações sobre o usuário é a Google. Em um de seus artigos referente a política de privacidade, a gigante da tecnologia afirma: “Muitos websites, como sites de notícias e blogs, têm parceria com a Google para exibir anúncios aos seus visitantes. Ao trabalhar com nossos parceiros, podemos usar cookies para diversas finalidades, como impedir que o usuário veja o mesmo anúncio repetidamente, detectar e impedir fraude nos cliques e mostrar anúncios que provavelmente sejam mais relevantes (como anúncios baseados nos sites que o usuário visitou)”. Além disso, há diversas ferramentas disponíveis pelo marketing das empresas, como Google AdSense, Google AdWords e Google Analytics.
Como otimizar a publicidade que chega até você
Apesar de não ser possível ignorar todos os anúncios publicitários nas redes sociais, é possível induzir o site a apresentar apenas alguns tipos de conteúdo. Para fugir de temas que não te interessam, é importante entender como o algoritmo individual é formatado.
As informações que mais pesam na hora de formar o seu “perfil de usuário” são seus dados pessoais, as páginas que você reage ou comenta, locais visitados, compras em e-commerce com contas vinculadas e formulários respondidos, por isso, ao alterar alguma informação de característica pessoal, por exemplo, você também altera o seu potencial de consumidor.
Então, ao remover sua idade, seu gênero e sua cidade atual, a possibilidade de aparecer anúncios relacionados a esses temas é reduzida drasticamente, portanto, quanto mais a rede social sabe sobre você, mais ela vai delimitar o conteúdo que chegará a sua conta.
Para ter um melhor controle dos anúncios recebidos no Facebook, acesse a sua página pessoal e clique em “configurações de perfil e anúncio”. Você será redirecionado as configurações gerais da sua conta, então desça até a aba “anúncios” e nessa área é possível ver quais são as marcas que te impactam e também ocultar as publicidades de determinada empresa. Aqui também é possível ver quais anúncios você já clicou, e quais são os temas que o algoritmo acredita te agradar mais, como “eleições e política”, “bebidas”, “criação de filhos” ou “animais de estimação”. Todos os dados aqui são alteráveis ou ocultáveis, permitindo maior personalização do conteúdo pago recebido pelo usuário.
O Instagram segue a mesma linha do Facebook: entre no seu perfil e clique no ícone dos três riscos, no canto superior direito. Depois entre nas configurações do seu app e vá para a aba “anúncios”, representada por um megafone. Aqui é possível receber informações sobre o conteúdo pago que você recebe e também desmarcar categorias que o algoritmo te qualificou, podendo se livrar dos “móveis para casa” que você pesquisava quando estava pensando em casar.
Youtube
O Google disponibiliza uma ferramenta inteira voltada à personalização da publicidade em seus sites. Para acessar basta clicar aqui. Nesta página você encontrará tudo o que o Google sabe sobre você e, consequentemente, o tipo de conteúdo que ele planeja te entregar, portanto, ao alterar sua idade, seu idioma ou seu gosto por assuntos relacionado à “academia”, você também alterará o tipo de anúncio que passará a receber nas plataformas da empresa. Todas as ações distribuídas por sites parceiros, são conectadas e interagem entre si, portanto, para remover algum anúncio do Youtube, você deve retirá-lo de sua conta Google. Além disso, há extensões nos próprios navegadores que bloqueiam comerciais publicitários em suas totalidades, basta pesquisar uma extensão compatível com o seu navegador de preferência.