Nesse Artigo

Você pode se expor nas redes sociais, mas é melhor que seja apenas para amigos e familiares. Fotos, vídeos, memes, dados e textos postados no Facebook não podem ser localizados via buscadores de internet, como o Google, mas podem ser encontrados por gente mal-intencionada, se você deixar a porta aberta.

Motivos para não deixar seu Facebook no modo público

Você pode se expor nas redes sociais, mas é melhor que seja apenas para amigos e familiares. Fotos, vídeos, memes, dados e textos postados no Facebook não podem ser localizados via buscadores de internet, como o Google, mas podem ser encontrados por gente mal-intencionada, se você deixar a porta aberta. A recomendação é evitar o modo público, em que pessoas fora da sua rede de contatos consigam consultar informações e o que você publica.

Restringir o acesso do seu perfil no Facebook é mais do que uma proteção para que visitas indesejadas não comentem em suas postagens. É um mecanismo de privacidade e segurança, que permite que você usufrua das vantagens das redes sociais com menos chance de se expor a riscos.

Leia mais: Cuidados com as pegadas digitais. Veja como se proteger

Quando o perfil está completamente público, está mais vulnerável para a captação indevida de dados e todo o tipo de golpes. Basta uma postagem mostrando que você está em uma viagem de férias para que sua casa esteja sujeita a arrombamentos.

Há outros crimes mais sofisticados, como os que usam engenharia social. Ao reunir informações sobre a igreja que frequenta, o lugar em que trabalha ou estuda, o time do coração e os nomes de parentes (que a gente cita, sem perceber, em fotos comemorativas), farsantes terão dados mais convincentes durante uma abordagem.

Leita também: O que você precisa saber sobre anúncios nas redes sociais e como configurar essa experiência

Para evitar esses perigos, basta configurar sua conta para que apenas amigos possam ver as suas publicações. A ferramenta permite até que você escolha entre as pessoas que adicionou quem poderá visualizar o seu conteúdo. 

Vamos ao passo a passo:

No computador, vá até o ícone de “seta apontando para baixo”, que fica no canto superior direito da tela. Clique em “configurações e privacidade” e depois em “configurações”. No menu que irá se abrir na lateral esquerda, clique em “privacidade”.

No aplicativo de celular, o caminho tem algumas alterações. O primeiro passo é clicar nos três risquinhos que ficam no canto superior direito. No menu vai surgir entre as opções “configurações e privacidade”, que leva a uma caixa de seleção em que a palavra “configurações” é a primeira.

Ao clicar em configurações, será redirecionado para um menu e deve rolar a tela, até chegar à expressão “privacidade”. E, por fim, clicar na opção “configurações de privacidade”.

A partir daí, os sistemas são iguais no computador e no aplicativo. Na opção quem pode ver suas publicações futuras, a escolha mais segura é restringir apenas a amigos.

Mesmo no grupo de amigos, é possível selecionar alguns específicos ou deixar alguém de fora (ou seja, mesma sem excluir ou bloquear a pessoa, ela não verá as suas publicações).

Se você nunca fez essa configuração e quer ter certeza de que suas postagens antigas não estão públicas (acessíveis a qualquer um que entrar no seu perfil), a ferramenta também permite essa alteração. Contudo, se você mudar de ideia e quiser voltar a deixá-las públicas, terá de fazer isso uma por uma.

O acesso aos stories e as marcações em postagem ou foto também podem ser limitados aos amigos. E se você for no seu perfil, em “visão geral” e clicar em “sobre”, vai poder restringir o acesso aos seus dados, como relacionamento e local de trabalho, apenas para as pessoas que adicionou.

BÔNUS: Caso você queira fazer uma publicação que seja vista por mais pessoas — por exemplo, se o seu animal de estimação desaparecer (toc, toc, toc na madeira) e precisar que o seu apelo seja compartilhado — é possível deixar aquela determinada postagem em formato público. Acione o ícone em formato de globo que fica abaixo do seu nome.

Foto do author

Talquimy

Talquimy

...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *