Nesse Artigo

Quando acessa a internet, usa aplicativos ou interage em redes sociais você deixa algum rastro da sua passagem. O registro pode ser duradouro, praticamente infinito. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para que ninguém se aproprie das informações largadas ao longo do caminho.

Cuidados com as pegadas digitais. Veja como se proteger

Quando acessa a internet, usa aplicativos ou interage em redes sociais você deixa algum rastro da sua passagem. O registro pode ser duradouro, praticamente infinito. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para que ninguém se aproprie das informações largadas ao longo do caminho.

Usar abas anônimas no seu navegador ou manter distância das mídias sociais não é suficiente para garantir proteção integral. Você não está livre de que outras pessoas postem informações sobre você, como uma foto, por exemplo.

A navegação em páginas que registram cookies ou nas que pedem cadastros também deve ser foco de atenção. Além disso, ações rotineiras como acessar e-mail ou fazer uma busca também registram sua presença na rede. Crianças e adolescentes, mesmo que monitorados pelos pais, deixam rastros a partir da matrícula na escola e nas plataformas oferecidas para a complementação dos estudos.

Mas não há motivo para desespero. A internet não é apenas um universo de vilania. É uma ferramenta importante que faz parte do nosso cotidiano. E existem formas muito seguras de navegar e evitar algumas armadilhas que tentam capturar informações que possam trazer algum tipo de ameaça.

O site do Instituto Vero produziu um guia de privacidade com uma série de alertas e dicas. O conteúdo foi lançado com o apoio do influenciador Felipe Neto, principalmente para chamar a atenção de crianças e adolescentes – embora o manual sirva para qualquer idade. Confira algumas das recomendações:

COMO SE PROTEGER

Se você possui perfis em rede social, verifique ao menos uma vez ao mês as configurações de privacidade. Atualize as opções de privacidade e faça o mesmo no seu navegador de internet, em aplicativos, nas contas online e em softwares baixados em seus dispositivos, como computador e celular.

Se o acesso a uma página depender de preenchimento de formulários, avalie se os dados solicitados realmente fazem algum sentido para ter acesso às informações, serviço ou produtos oferecidos.

Veja aqui a lista de links para alterar configurações de segurança e privacidade:

É possível reduzir os rastros que você deixa ao usar redes sociais. Nas configurações de privacidade das plataformas há restrições que podem ser selecionadas para limitar a sua pegada digital. Veja o passo a passo:

FACEBOOK

Acesse o seu perfil, vá ate o menu e clique em “configurações e privacidade”. Vá até “Suas Informações no Facebook” na tela ao lado procure a opção “Atividade fora do Facebook”. Ao abrir a tela, vá no canto direito superior e clique em “Gerenciar sua atividade fora do Facebook”. É possível que o Facebook exija a sua senha para seguir em frente.

Certamente você ficará surpreso ao ver a quantidade de empresas de e-commerce, aplicativos de jogos, prestadoras de serviços como plataformas de streaming e de entrega de alimentos, bancos, fintech, veículos de comunicação, páginas governamentais entre outros segmentos, que repassam seus dados para o Facebook. 

Na função “Gerenciar atividade futura” é possível desabilitar a função “Sua Atividade Fora do Facebook”. Com isso, possivelmente você também deixará de acessar alguns APPs, plataformas e sites, em que tenha usado o perfil de Facebook para criar a conta.

Existe ainda a possibilidade escolher quais aplicativos e sites podem ter acesso aos seus dados. É um trabalho lento, pois será necessário configurar um a um.  

INSTAGRAM

Assim como no Facebook, o Instagram registra todas as suas atividades. Os dados coletados servem, de acordo com a própria rede, para proporcionar uma boa experiência na navegação.

É por causa destes registros que as buscas feitas no Instagram podem trazer resultados relacionadas a outras pesquisas, feitas anteriormente. Até mesmo as bem antigas. Isso pode resultar em informações interessantes e densas, como também poluir o seu feed de buscas, caso você não tenha mais interesse naquele assunto.

A recomendação é que você limpe seu histórico periodicamente, para melhorar o recebimento de conteúdo, de acordo com os seus hábitos atuais e evitar o vazamento de informações, no caso de uma quebra de segurança da plataforma.

Para saber os detalhes do seu histórico, abra seu perfil e vá até as três linhas localizadas no canto superior direito. Clique em “Configurações”, em seguida em “Segurança” e toque na opção “Baixar dados” e solicite o download. O Instagram vai pedir a sua senha.   

O prazo para que o resultado seja enviado para o e-mail é de 48 horas. Um novo pedido só poderá ser feito após quatro dias.

Caso você queira apagar o histórico, siga os mesmos passos anteriores: vá nas três linhas, toque em “Configurações”, na sequência em “Segurança” e, finalmente, em “Limpar histórico de pesquisa”.

O Instagram quer ter certeza da ação e por isso, a próxima tela irá aparecer novamente o botão “Limpar histórico de pesquisa”. Outra tela aparecerá com o botão “Limpar histórico”. Pronto, agora é só criar uma rotina para repetir essa operação de tempos em tempos.

Foto do author

Talquimy

Talquimy

...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *