Como jogar Minecraft de forma segura
Com a possibilidade de construir mundos personalizados, Minecraft é um dos jogos mais populares e continua em alta, mesmo depois de uma década do lançamento. O sucesso é resultado do visual e jogabilidade simples, mas com muito conteúdo, atraindo jogadores de todas as idades, mas principalmente crianças. Para tentar fugir de armadilhas, confira como jogar Minecraft de forma segura.
Como comprar e instalar o jogo
Minecraft está disponível em duas versões distintas: Bedrock Edition e Java Edition, ambas pagas e com preço variando em cada plataforma. A Bedrock Edition é mais simples de instalar e está disponível para consoles (Xbox, PlayStation e Nintendo Switch), dispositivos móveis (Android, iOS e FireOS) e para PCs Windows. Para comprar e instalar, basta entrar no aplicativo oficial de cada uma das plataformas.
A Java Edition é a versão para computadores Windows, Mac e Linux. A compra deve ser realizada pelo site oficial do jogo, que apresenta também as instruções para download nas outras plataformas, bem como um comparativo entre as funcionalidades de cada. Para isso, será necessário criar uma conta no site.
Uma vez comprado, é necessário instalar o Minecraft Launcher e, por fim, instalar o jogo.
Por ser um jogo pago, o download de diversas versões piratas gratuitas do jogo estão disponíveis online. Não há como garantir que essas versões são seguras, então melhor garantir o original, por um dos canais acima.
Como ativar o controle parental
Minecraft não tem um sistema que permita aos pais limitar certos conteúdos acessados pelos filhos. No entanto, isso só faz diferença para quem joga online. Nesse caso, ainda existem algumas configurações que podem ser editadas, que mudam de acordo com a versão usada. Para ambas, o principal ponto a ser configurado é o de mensagens de texto. Para ocultá-las, basta selecionar o menu de opções na tela inicial do jogo ou apertar a tecla Esc durante o jogo.
No menu, vá nas configurações de Chat e clique em Chat Oculto.
Na Bedrock Edition, as configurações para Xbox e Windows assumem que você já tenha uma conta parental. Os passos para ativar as configurações estão descritos neste link (em inglês).
Na Java Edition, pouco pode ser feito além de desabilitar o chat de texto. A principal preocupação deve ser quando as crianças estiverem no modo multiplayer (com vários jogadores), principalmente se for com desconhecidos. O modo exige acessar servidores privados.
Os pais devem se certificar que os filhos estão acessando a servidores adequados para cada idade, pesquisando sobre quais são as regras e políticas. O mesmo vale para o serviço Minecraft Realms. Existem sites que indicam quais servidores são seguros, mas todos estão em inglês.
E quanto aos mods?
Uma das grandes vantagens da Java Edition é a possibilidade de adicionar modificações ao jogo produzidas pela comunidade, os mods. Embora o Launcher permita a execução de alterações, não há garantia alguma da produtora Mojang quanto ao bom funcionamento ou quanto a riscos que isso possa trazer — por isso, é importante manter a cautela.
Certifique-se de que o mod que você está instalando é confiável. Para isso, o caminho é pesquisar em sites especializados e em fóruns na internet, buscando informações se o download é seguro. Salve os mundos criados a partir do mod em uma pasta separada e faça um backup dos mundos atuais, uma vez que um mal funcionamento pode corromper seus dados. Também garanta que o mod é compatível com a versão do Minecraft em que você pretenda usá-lo.
Boas práticas na internet
Jogar Minecraft online continua sendo, antes de qualquer coisa, navegar na internet. Embora muitas vezes o jogo possa ser jogado tranquilamente por um única pessoa, a comunidade online é muito grande e é fácil consumir conteúdos relacionados. Então, os bons hábitos da internet permanecem aqui também: crie senhas fortes e não compartilhe informações sensíveis. Sua senha só será requisitada para fazer login no Launcher do jogo e para acessar sua conta pelo site oficial.
Quanto aos cuidados com os pequenos, os vídeos e sites que eles acessam sobre Minecraft também precisam de monitoramento.
Obrigada