Como funciona o WhatsApp Pay, um sistema de pagamento em rede social
Além de trocar mensagens, fotos, vídeos e figurinhas, o WhatsApp também passou a oferecer a opção de transações financeiras entre os seus 120 milhões de usuários brasileiros, o WhatsApp Pay. O serviço, aprovado pelo Banco Central no começo do mês de maio, segue uma tendência mundial de reduz cada vez mais o uso de dinheiro em papel. Então, se você estiver com amigos ou familiares em um restaurante, por exemplo, a conta poderá ser dividida pelo “Zap”.
Com esse novo serviço, o Facebook, que controla o WhatsApp, abre uma frente milionária de negócios no país. Por enquanto, as transferências só poderão ser feitas entre pessoas físicas que tenham linhas telefônicas de operadoras brasileiras e que utilizam cartões de débito ou crédito dos bancos autorizados e cartões pré-pagos das bandeiras Visa e Mastercard.
Como usar o WhatsApp Pay
Antes de tudo é importante verificar se a função já está disponível em seu aparelho. A plataforma está liberando a ferramenta aos poucos, geralmente nas atualizações do aplicativo.
Como encontrar a função de pagamento
Para saber se o seu smartphone já está com a operação liberada, abra o menu do WhatsApp no canto superior direito, toque nos três pontinhos e vá até “Configurações”. Em seguida, entre em “Pagamentos” e depois em “Facebook Pay”. Calma, você não precisa ter uma conta no Facebook. Nos aparelhos com o sistema IOS, busque o menu no canto inferior direito, no ícone em forma de engrenagem e procure o Facebook Pay.
Como se cadastrar no WhatsApp Pay
Para usar o serviço, você terá de selecionar um PIN de seis dígitos. Essa será a sua senha para todas as operações que desejar fazer pelo WhatsApp. Você também pode optar por cadastrar a sua biometria ou o reconhecimento facial. Em seguida, preencha os campos com o seu nome completo, telefone e CPF e avance. Agora, cadastre os dados do seu cartão. Digite o nome completo, o número cartão, a data de validade e o código de validação – CVV (no caso de cartão de crédito) e salve.
Ainda não terminou! Você terá que confirmar os dados do seu cartão. Esse processo varia de banco para banco, podendo ser por SMS, e-mail ou aplicativo. Você receberá um código que deverá ser digitado no WhatsApp. Agora sim é possível usar o serviço.
Como remover o cartão
Se houver a necessidade de retirar ou trocar o cartão cadastrado, basta acessar o WhatsApp e ir até o menu. Siga para as “Configurações”, “Pagamentos” e “Facebook Pay”. Selecione o cartão que deseja remover e toque em “Remover cartão” ou “Remover forma de pagamento”. Em aparelhos Android a recomendação é tocar no ícone de “Mais opções” e depois “Remover forma de pagamento”.
Quais as regras de uso
Quando a transação for entre amigos ou familiares, só será permitido o uso do cartão de débito. O cartão de crédito será liberado para transferir dinheiro ou pagar contas em relações comerciais. Nesse caso, a empresa que irá receber terá que estar cadastrada no WhatsApp Business. Não são permitidas transações de compra e venda em contas comuns. Se houver a insistência, a conta poderá ser bloqueada.
Atenção: as transações só podem ser feitas entre contas dos bancos que liberaram o uso do WhastApp Pay.
Como fazer pagamentos pelo WhatsApp Pay
O processo é simples muito semelhante ao PIX ou a transferências por meio de TED e DOC. Entre pessoas físicas, o dinheiro sai de uma conta para outra sem custos ou taxas.
Para fazer a transação em aparelhos Android, acesse o chat da pessoa que irá receber e toque no ícone para os anexos, em forma de clipe de papel, e vá até a opção pagamento. Informe o valor que irá enviar e, se quiser, preencha uma descrição sobre o pagamento. Toque em enviar e na sequência digite a sua senha de seis dígitos. Também é possível fazer a confirmação por biometria ou reconhecimento facial.
Se você usa iPhone, acesse o chat com a pessoa que será beneficiada, e toque no sinal de “+” (no canto inferior esquerdo) e siga para “Pagamento”. Digite o valor a ser transferido e, se quiser, faça uma descrição sobre a operação. Toque em “pagar” confirme com a senha, biometria ou reconhecimento facial.
A transação pode ser feita em grupos de conversas, mas sempre com uma pessoa por vez. Apesar de existir essa possibilidade, a recomendação é que pagamento ou recebimento seja feito em conversas individuais.
O beneficiado, ao receber a mensagem, terá de clicar em “Receber” para que o dinheiro siga para a conta bancária. Lembre-se as transferências só serão possíveis entre contas dos bancos que liberaram o uso do WhastApp Pay.
Limites das transações
O WhatsApp permite que você transfira até R$ 1 mil de cada vez para amigos e familiares. E é possível receber até 20 transações diariamente desde que o total não ultrapasse R$ 5 mil por mês. É importante verificar se esses limites são aceitos para o perfil da sua conta bancária.
O WhatsApp Pay é seguro?
O WhatsApp afirma que todas as informações são criptografadas e que o armazenamento utiliza programas que criam várias camadas de proteção, aliadas ao uso da senha ou da confirmação por biometria e reconhecimento facial. Além disso, a plataforma garante que os dados bancários são armazenados em uma base de dados diferente da usada para as mensagens, o que respeita as normas de segurança do mercado de pagamentos.
Se por acaso a sua conta de WhatsApp for roubada por golpistas, os dados inseridos na função Pagamento não serão instalados em outro aparelho. O mesmo acontece se houver a troca do smartphone ou perda do dispositivo eletrônico. Nestes casos, o processo de cadastramento do WhatsApp Pay terá de ser refeito. Isso se deve ao procedimento de segurança que inclui a confirmação do uso dos cartões por SMS, e-mail ou por aplicativo do seu banco.
Existem meios sofisticados de acessar remotamente um celular para tentar invadir a conta de pagamento. Um deles é o SIM Swap, que consiste em transferir o número de telefone para outro chip. O golpe é perceptível porque o telefone morre, todas as funções deixam funcionar. Porém, se o usuário optou por criar senhas e verificação biométricas, dificilmente o ladrão terá acesso aos serviços de pagamentos ou aplicativos bancários.
Dicas para evitar golpes
Ative a Confirmação em duas etapas do seu WhatsApp.
Nunca repasse códigos com seis dígitos que forem enviados por SMS.
Desconfie de ofertas tentadoras que exijam que você repasse informações pessoais para números desconhecidos.
Não clique em links suspeitos.
Nunca repasse senhas, dados bancários ou pessoais para estranhos.
Como remover a função pagamento
Acesse o WhatsApp e vá até o menu. Toque em “Configurações”, em seguida em “Pagamentos” e “Facebook Pay” e finalmente em “Remover Facebook Pay” e “Remover”.
Lembre-se: se houver alguma operação de pagamento ou recebimento sendo processada, será cancelada imediatamente. Se decidir voltar a usar o serviço, basta repetir o processo de cadastramento.
Como acompanhar as transações feitas pelo WhatsApp Pay
O WhatsApp Pay fornece uma espécie de extrato das operações realizadas. No menu do seu celular, basta ir até a função “Pagamentos”, “Facebook Pay” e tocar em “Solicitar relatório”. Você terá de fornecer a sua senha. Agora, toque em “Baixar relatório” ou “Solicitar relatório”. Duas novas opções serão exibidas e você poderá escolher entre “Exportar relatório” para ver as informações ou apagar o relatório.
Ao decidir exportar, os dados ficarão disponíveis por uma hora e para acessar, terá que informar os quatro últimos números do seu CPF. Ainda é possível encaminhar o relatório para o seu e-mail. Caso você exclua sua conta de WhatsApp ou mude o número do seu telefone, os dados do relatório serão apagados.
Bancos que liberaram o uso do WhatsApp Pay (até 15 de maio de 2021)
Banco do Brasil (Visa)
Banco Inter (Mastercard)
Bradesco (Visa)
Itaú (Mastercard)
Mercado Pago (Visa)
Next (Visa)
Nubank (Mastercard)
Sicredi (Mastercard e Visa)
Woop (Visa)