Nesse Artigo

Com a aproximação da Black Friday, o volume de compras online será ainda maior. O feriado dedicado ao consumo, tradição nos Estados Unidos, torna-se cada vez mais popular no Brasil e, por isso, é preciso ter atenção e cuidado para realizar essas compras com segurança.

Black Friday 2021: Como se proteger e comprar com segurança

O que você precisa saber para não correr riscos ao fazer compras online

Nada mais prático e tranquilo do que fazer compras pela internet. Pesquisar diferentes marcas, comparar preços em várias lojas, tudo em pouco tempo e sem sair de casa. As vendas de produtos e serviços pela internet aumentaram 57,4% no primeiro trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020, indica a 7º edição de 2021 do relatório Neotrust.

Com a pandemia do coronavírus, seis em dez brasileiros (59,9%) adotaram o sistema home office, de acordo com  pesquisa da empresa de monitoramento de consumo Hibou, em parceria com a plataforma Indico. Ao passar mais tempo em casa, muitos consumidores inauguraram e outros intensificaram o contato com canais digitais em busca de maior comodidade e segurança. Mesmo após parte da população do país estar vacinada, os consumidores continuam comprando pela internet por causa da facilidade e conveniência. 

Black Friday Super Sale. Set stripes yellow and black color pattern on ribbon. Illustration, vector

Com a aproximação da Black Friday, o volume de compras online será ainda maior. O feriado dedicado ao consumo, como na tradição dos Estados Unidos, torna-se cada vez mais popular no Brasil. A Black Friday de 2020 foi a maior do varejo digital brasileiro com 4,52 milhões de consumidores ativos, quase 900 mil a mais do que em 2019, aponta pesquisa Neotrust.

Dos entrevistados para a pesquisa, 59% declararam que pretendem comprar algum produto online na Black Friday 2021. Como método de pagamento, 91% pretende comprar com cartão de crédito, 25% via Pix, 17% por boleto bancário e 14% com cartão de débito. 

As compras via cartão de crédito pela internet são o método mais viável para os consumidores, e os golpes e fraudes envolvendo cartões estão cada vez mais recorrentes. No Brasil, houve um aumento de 32,7% das tentativas de fraudes em e-commerce no primeiro semestre de 2021 na comparação com o mesmo período do ano passado, mostra o estudo Mapa da Fraude, da consultoria Clearsale

A ClearSale, empresa líder em soluções antifraude digital no Brasil, estima que a quantidade de tentativas de fraude entre 25 e 26 de novembro, faixa de pico das promoções, deve chegar a 34 mil. Em 2020, foram registradas 22 mil tentativas desse tipo de golpe. 

Como você pode proteger seus dados e evitar fraudes ao realizar compras pela internet nessa Black Friday:

1. Nunca compre ou forneça seus dados a partir de links de promoção. A maioria das fraudes acontecem com links falsos. Por isso, é importante abrir o site em uma nova aba do navegador, pela digitação do endereço no campo. O mesmo vale para aplicativos. Faça o download deles diretamente pelo site da loja ou empresa, não utilize links enviados por mensagem. 

2. Verifique se há cadeado no topo esquerdo do navegador. Ele deve aparecer bem no início da barra de endereço, seguido por https://. Isso garante que o ambiente é seguro e que seus dados não ficarão expostos.

3. Pesquise sobre a loja e o produto antes de finalizar a compra. Busque depoimentos e possíveis denúncias de fraude. Sites como o Reclame Aqui, Procon e Junta Comercial podem ajudar. Na dúvida, pesquise o CNPJ na Receia Federal para garantir que a empresa não é fantasma.

4. Verifique se a loja possui canal de atendimento ao cliente. Pode ser necessário, em caso de problemas com a compra. Também é importante conferir as condições de troca e devolução, já que algumas lojas acabam não aceitando devoluções de produtos em promoção.

5. No momento do cadastro, escolha uma senha forte. Evite datas de nascimento ou senhas usadas em outros aplicativos. Confira algumas dicas de como criar uma senha forte e segura.

6. Pague suas compras com cartão virtual. Vários bancos oferecem essa opção. Caso aconteça algum problema, é mais fácil bloqueá-lo e, por ser digital, você não terá que solicitar um novo.

7. Não faça depósitos para pessoas físicas. Se for pagar um boleto, verifique se a razão social confere com o nome fantasia. No geral, é recomendado evitar pagamentos para pessoas físicas.

8. Desconfie de preços muito baixos e descontos absurdos. Ainda que seja Black Friday, o comércio costuma praticar uma média de preços sem discrepância. Suspeite de promoções com preços muito diferentes do praticado por outras lojas.

É prática receber um e-mail de confirmação da compra com o número do pedido. São essas informações que serão necessárias em caso de algum problema com a entrega do produto. O Código de Defesa do Consumidor estabelece o direito ao arrependimento, que permite ao consumidor solicitar troca ou devolver um produto ou serviço até sete dias após sua compra.

A Black Friday pode ser um ótimo momento para antecipar as compras de final de ano e realizar desejos de longa data. Antes de clicar em comprar, lembre-se das máximas: “O barato pode sair caro” e “Cuidado com o que deseja”.

Foto do author

Talquimy

Talquimy

...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *