DataWeek: Notícias da Semana 15/11
O Data Week te deixa por dentro das notícias da semana que envolvem tudo sobre dados e privacidade.
Seleção referente a semana de 15/11
Mais de 70% dos viajantes dariam dados biométricos para “furar fila” em aeroportos
Para agilizar os embarques após a pandemia, 73% dos viajantes nos principais aeroportos de 186 países forneceriam dados biométricos como reconhecimento facial e digital para furar filas. Em 2019, apenas 46% dos passageiros estavam dispostos a usar a biometria nos aeroportos. Dos 13.579 entrevistados, 56% se preocupa com roubos, violações de dados e se interessa em saber quem tem acesso a esses dados e de qual forma eles são utilizados.
Saiba mais sobre a pesquisa aqui.
Empresa brasileira teria sofrido ataque de ransomware
Nesta terça-feira (16), um grupo de hackers comunicou em seu site que mais de 1,5 terabytes de dados sensíveis da empresa brasileira Docol foram roubados. Através de um ataque de ransomware LV, operado pelos criminosos Gold NorthField, dados sobre faturamento e outras informações financeiras, além de e-mails de clientes, foram publicados na internet. O grupo ameaça divulgar os dados da empresa em um blog público e disponibilizá-los para download, caso o contato não seja realizado no prazo estabelecido. A Docol comunicou ao Canaltech que ainda não identificou nenhum vazamento ou sequestro de dados em seus sistemas, mas que está monitorando o suposto ataque.
Confira mais informações aqui.
Pesquisa indica senhas mais comuns em vazamento de dados
A combinação de números “123456” apareceu mais de 1 milhão de vezes em vazamentos de usuários no Brasil, segundo relatório do serviço de gerenciamento de senhas NordPass. A palavra “brasil” foi encontrada 154 mil vezes, e outras palavras como “gabriel”, “flamengo” e “felicidade” também estão no ranking das mais comuns.
Veja outros termos e combinações numéricas mais comuns em vazamentos de dados.
RG para pet é obrigatório em São Paulo
O Registro Geral do Animal (RGA) passou a ser obrigatório na cidade de São Paulo. O município deu início à emissão do RGA na terça-feira (16). No documento digital é possível inserir os dados do tutor e do animal. Um número de registro é gerado em uma placa para ser fixada na coleira.