Sorria para votar: Uma análise de fisionomia política

O projeto artístico Smile to Vote (Sorria para Votar) do artista Alexander Peterhaensel faz uma análise da fisionomia política de cada pessoa por meio de um escaneamento facial.

Fisionomia e escaneamento facial

O criador do projeto Sorria para Votar, Alexander Peterhaensel, professor de mídias digital na University of Applied Sciences em Brandenburgo, Alemanha, criou esse projeto fictício que simula uma votação realizada através do escaneamento facial.

Alexander criou uma cabine eleitoral que tem a capacidade de reconhecer e detectar a convicção política, por meio de características faciais comparadas em um banco de dados, de qualquer pessoa. Além disso, a pessoa só precisa olhar para a câmera para que o leitor realize a votação automaticamente.

Inteligência Artificial e Psicologia

O software do projeto utiliza o reconhecimento facial de última geração e tem como base os padrões de Inteligência Artificial. A IA é utilizada para obter a identificação dos cidadãos e suas crenças políticas. A psicometria, parte da Psicologia que mensura as características psicológicas dos indivíduos.

No documentário Coded Bias, que aborda sobre Inteligência Artificial e reconhecimento facial, é possível ver que essas tecnologias ainda possuem muitas falhas, especialmente com as minorias.

O Sorria para Votar é uma empresa fictícia, o vídeo informativo e a votação também, mas a cabine eleitoral realmente existe. O artista se inspirou no resultado de um estudo realizado em 2017. Nesse estudo, o pesquisador, Michal Kosinski, afirma que um programa de software consegue identificar se a pessoa é homossexual ou heterossexual a partir das características do rosto. Com isso, Alexander decidiu trazer as tecnologias e processos da área da psicologia para a política.

O projeto recebe diversas críticas negativas e desperta uma questão sobre o quanto as nossas decisões e o processo da tomada de decisão são baseados em algoritmos. E, também, sobre os processos de informática que ajudam a moldar e decidir sobre nossa realidade de vida.

Foto do author

Talquimy

Talquimy

...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *