O que Nerve nos ensina sobre privacidade e proteção de dados

A ficção Nerve mostra como estamos a exposição excessiva na internet e a falta de privacidade podem ser perigosas

Nerve é um filme de 2016 (disponível na Netflix e on-demand), que já discutia questões de privacidade nas redes sociais, muito debatidas até hoje. A história tem como protagonista uma adolescente que, após uma discussão com amigos, entra em um jogo online: Nerve. Uma espécie de “verdade ou desafio” (mas sem a parte da verdade), onde os jogadores possuem tarefas a cumprir, em troca de quantias em dinheiro.

São apresentados os observadores, que pagam para assistir e desafiar os jogadores, aqueles que cumprem as tarefas. O filme tem suspense, ação e aventura, mas traz um debate bastante interessante sobre a nossa exposição na internet e como, cada vez mais, a nossa privacidade tem sido invadida.

A superexposição e o acesso a dados sensíveis

Um dos pontos bem interessantes de Nerve é mostrar que a nossa superexposição é muito perigosa. Ao ingressar no jogo, o filme exibe, de maneira didática, como que os nossos dados são coletados e armazenados pelos programas. Em poucos segundos, os criadores do jogo e observadores têm acesso a todas as informações dos jogadores, desde medos, preferências e até mesmo dados bancários.

São dados sensíveis e que, muitas vezes, entregamos com facilidade em compras online, cadastros e, claro, nas redes sociais. O filme brinca com o fato de darmos essas informações e isso faz com que estejamos “na mão” dessas empresas, nos tornando até “prisioneiros” dessas redes. Dessa forma, perdemos completamente nossa liberdade e privacidade.

24h por dia ao vivo

O filme também nos apresenta uma outra característica muito comum da atualidade. Estamos sendo filmados e monitorados a todo instante. Em Nerve, isso é mostrado por causa dos observados que são inúmeros, estão espalhados pela cidade e filmam os participantes em todos os locais. Ou seja, além de ter todos os seus dados coletados, os jogadores não conseguem ter a privacidade “fora do game” para seguir suas vidas.

Vimos algo parecido no documentário “Coded Bias”, quando o governo e empresas privadas colhiam informações biométricas de pessoas comuns, nas ruas e até mesmo na própria casa deles.

Dessa forma, Nerve joga, e bem, com o atual momento em que vivemos. Uma era de muita exposição, com pouquíssima privacidade e que, muitas vezes, nós mesmos nos sujeitamos a essa situação, seja para entrar naquela nova rede social, por uma desatenção ou golpe, como também por não tomarmos alguns cuidados que evitam diversas situações.

Foto do author

Talquimy

Talquimy

...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *