“Batalha Bilionária: O Caso do Google Earth” mostra como algoritmo foi criado e a briga judicial por sua patente

Produção alemã estreou na Netflix em outubro deste ano

Na Alemanha dos 1990, após a queda do muro de Berlim, os jovens Juri Müller, programador, e Carsten Schlüter, estudante de arte, se unem para criar o projeto Terra Vision, uma representação virtual da Terra em rede com base em imagens de satélite, fotos aéreas e dados de altitude. 

Enquanto o mundo conhecia a internet, Müller e Schlüter trabalhavam para apresentar uma fonte de informação à altura da revolução tecnológica em curso. Os jovens alemães sabiam que, para oferecer esse conhecimento literalmente globalizado, era necessário um computador com o máximo desempenho. Diante da escassez de computadores com a capacidade das máquinas atuais, os jovens buscam patrocínio da gigante de telecomunicações Deutsche Telekom. Também colaboraram no projeto alguns membros da associação alemã de hackers Chaos Computer Club.

Assim, financiado pela Deutsche Telekom e executado pela empresa de Müller e Schlüter, a ART + COM, o projeto foi inaugurado em menos de um ano, a tempo de ser apresentado na feira internacional de comunicações em Kyoto, no Japão. A partir dessa exibição, o projeto chamou a atenção de empresas de tecnologia do Vale do Silício, na Califórnia, que à época já vivenciavam uma ascensão. 

Durante uma viagem de Müller e Schlüter ao Vale do Silício, o código-fonte do Terra Vision teria iniciado sua trajetória rumo ao Google. Como o Terra Vision era um programa pesado, rodava por completo apenas em máquinas extremamente poderosas, como as da Silicon Graphics, onde trabalhavam Michael T. Jones e Brian McClendon. Mais tarde, Jones e McClendon fundaram a empresa Keyhole e iniciaram um projeto parecido com o TerraVision, o “Earth Viewer”. A Keyhole acabou sendo adquirida pelo Google em 2004, e o “Earth Viewer” acabou se transformando no Google Earth, lançado em 2005.

A história, baseada em fatos reais, mostra a luta das personagens pelo reconhecimento como inventores dos algoritmos que, anos mais tarde, foram  utilizados para ser a base do Google Earth. Recentemente, a empresa ART + COM processou o Google com objetivo de ser ressarcida pela quebra de patente. 

No primeiro episódio de “Batalha Bilionária: O Caso do Google Earth”, Juri Müller expressa preocupação com a maneira como os dados são explorados. Ao longo do capítulo, ele afirma: “Quem controla os dados, controla o futuro. Então, se não lutarmos contra isso, no futuro nossos dados vão estar nas mãos erradas”.

Foto do author

Talquimy

Talquimy

...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *